fbpx

Blog

7 lições de Barack Obama para o seu desenvolvimento profissional

Barack Obama

Eleito em 2008 como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, considerada a maior potência comercial e militar do mundo, Barack Obama quebrou muitos paradigmas durante os 8 anos em que esteve à frente do governo americano

Quando eleito, herdou uma nação afundada em problemas administrativos, com altos índices de desemprego, economia em grande recessão e sistema bancário em colapso.

Apesar das grandes dificuldades, Barack Obama se tornou um dos presidentes de maior destaque da história americana, com aprovação de 55% da população. 

Mesmo fora do ambiente político-administrativo, o ex-presidente americano é bastante admirado por ser um grande líder mundial. Hoje vamos conhecer 5 lições de Barack Obama para o seu desenvolvimento profissional. 

Tenha foco nas mudanças

Obama assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos em meio a sérios problemas. Uma grande recessão econômica – considerada a mais longa da história americana, deixou mais de 8 milhões de desempregados. 

Apesar disso, seguindo a trilha de um grande líder, Obama não se desesperou, trabalhou com afinco e focou nas mudanças que precisava realizar para melhorar a situação americana. 

Entre as grandes mudanças feitas pelo ex-presidente estão o acordo nuclear com o Irã, a reforma do sistema de saúde dos americanos, a legalização do casamento homoafetivo e a retomada das relações diplomáticas com a Cuba.

Não deixe o sucesso influenciar o seu comportamento

Barack Obama ocupou a posição de líder mais importante do mundo. Como presidente dos Estados Unidos, Obama tinha o poder de influenciar os rumos da economia mundial. Mas isso nunca foi visto por ele como uma forma de perder a sua essência. 

O ex-presidente americano prega que o sucesso nunca pode influenciar o comportamento e as decisões que a serem tomadas. 

Ser superior ou agir apenas conforme a posição que ocupa fará você perder o respeito das pessoas. Demonstre sempre a essência e os seus valores pessoais, é isso que no fim será lembrado como o seu grande legado.

Leia muitos livros

Se você costuma ler o nosso conteúdo, já deve ter percebido que essa lição se repete entre os grandes líderes. Pessoas de sucesso são leitores contumazes. 

Não é diferente com o ex-presidente americano. Barack Obama acredita que os livros ensinam mais do que a sociedade. Para ele o ambiente pode até influenciar comportamentos, mas os livros estimulam a forma de pensar. 

É importante ser um bom ouvinte e leitor, porque os livros ensinam tudo o que você quer explorar e implementar que o mundo ainda não viu.

Use sempre “nós”

Se você acompanha os discursos de Barack Obama deve ter percebido que o ex-presidente americano dificilmente utilizava o pronome “eu”. 

Para Obama, utilizar o pronome “nós” no lugar de “eu” permite transmitir uma mensagem de união, de engajamento mútuo, fazendo com que as pessoas se sintam parte das decisões. Já usar o “eu” em sua comunicação pode soar arrogante e egoísta. 

Gerencie o estresse

Barack Obama – Ex-presidente americano

O estresse é algo inevitável na vida de qualquer profissional. Em índices altos ele pode gerar sintomas físicos como irritabilidade, nervosismo, desequilíbrio emocional, cansaço demasiado, dores de cabeça, tensões musculares e insônia. 

Barack Obama defende que é preciso encontrar maneiras fáceis de reduzir o estresse. Para ele, uma mente estressada impede a tomada de boas decisões.

Para aliviar a tensão e o estresse, o ex-presidente sugere ouvir boas músicas, assistir a filmes ou desenvolver atividades de lazer com a família. 

Em uma rápida pesquisa no Google, dificilmente você encontrará imagens de Obama mal humorado. Então siga a recomendação.

Exercite a gratidão

Obama sempre encontrava boas maneiras de demonstrar a sua gratidão com aqueles que trabalhavam em sua equipe. Um bom exemplo disso ocorreu dias antes da sua despedida como presidente dos Estados Unidos, ocasião em que ele reuniu a família e serviu um grande jantar para todos os funcionários que os acompanharam durante os 8 anos de governo. 

Reconhecer e ser grato contribui para a construção de uma boa imagem. Para se tornar um grande líder é preciso saber dar e receber feedbacks. A gratidão têm um papel de extrema importância para o seu desenvolvimento pessoal. 

Enfrente os seus problemas

A última lição de Barack Obama para o seu desenvolvimento profissional é que você é o único responsável pela forma como reage aos seus problemas.

Não se posicione como uma vítima das circunstâncias. Em vez disso, seja resiliente e siga em frente.

Faça o seu melhor sempre, porque grandes conquistas estão esperando por você no final das turbulências. Tome as rédeas da sua carreira e faça as suas próprias escolhas.

Como você viu, Obama tem muito o que ensinar. Mesmo sem ocupar grande destaque no cenário mundial, Obama continua sendo um líder inspirador. Seguir as lições do ex-presidente levará você a outro ponto da sua carreira. 

Conta aqui pra gente! O que você achou das lições acima?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *